top of page
fito2.jpg

Fitoterapia Chinesa

A fitoterapia chinesa é considerada o principal método de tratamento da medicina chinesa. Há mais de 2000 anos, os médicos chineses utilizam uma ampla variedade de componentes, provenientes de plantas, animais e minerais, que podem ser usados de forma isolada ou em combinação, para o tratamento de doenças.

Os mais antigos escritos sobre o uso de ervas da fitoterapia chinesa para o tratamento de doenças estão reunidos no conjunto de textos denominado Wu Shi Er Bing Fang 五十二病方 (Fórmulas para Cinquenta e Duas Doenças), encontrado no complexo funerário de Mawangdui 馬王堆 (168 a.C.). Nesses escritos, juntamente com as prescrições de ervas e fórmulas, estão presentes as descrições rudimentares dos canais de acupuntura. No entanto, é no Clássico Shen Nong Ben Cao Jing 神農本草經 (Clássico da Matéria Médica de Shen Nong), escrito na Dinastia Hàn 漢, por volta de 100 d.C., que podemos encontrar a teoria básica da fitoterapia chinesa, com discussões sobre os cinco sabores, as temperaturas, descrições detalhadas das ervas medicinais e seus efeitos, métodos de preparação (como decocções, pastas, pós, pílulas) etc.

Outro texto Clássico importante para fitoterapia chinesa é o Ben Cao Gang Mu 本草纲目 (Compêndio de Matéria Médica), um grande compêndio de matéria médica chinesa que apresenta descrições detalhadas de 1892 substâncias medicinais. Escrito por Li Shi Zhen, um dos mais importantes mestres da medicina chinesa, em 1596 d.C., o Ben Cao Gang Mu corrige informações e classificações equivocadas de textos anteriores, elucida alguns aspectos importantes sobre a colheita e preparação das ervas e fornece informações importantes sobre as propriedades e indicações das substâncias medicinais.

Embora existam muitos textos e tratados importantes sobre fitoterapia chinesa, o Clássico Shang Han Za Bing Lun 傷寒雜病論 (Tratado da Lesão por Frio e Doenças Variadas) ocupa um lugar de destaque. Escrito por Zhang Zhong Jing, por volta de 220 d.C., o Shang Han Za Bing Lun foi o primeiro Clássico da medicina chinesa a aproximar e integrar aspectos teóricos, presentes em outros Clássicos, com a prática clínica, formando um método sistematizado, baseado nas Liu Jing 六经 (Seis Conformações), que permite avaliar a localização da doença, compreender a sua evolução e traçar as estratégias para o tratamento. Conforme o Shang Han Za Bing Lun, fórmulas diferentes são utilizadas para tratar grupos específicos de sintomas, mapeados de acordo com as Seis Conformações. Ao ocorrerem alterações no curso da doença (observação de alterações na sintomatologia) ervas podem ser acrescentadas ou retiradas da fórmula.       

Atualmente, estudos vêm comprovando o potencial das antigas fórmulas clássicas e do raciocínio clínico da medicina chinesa para o tratamento inúmeras doenças, incluindo condições clínicas complexas, como doenças autoimunes e determinados tipos de câncer.  

maraca-dagua-logo-marcelo.png

Marcelo Nunes - Acupuntura

Todos os Direitos Reservados © 2021

Porto Alegre, Brasil

bottom of page